(11)

Contator

Gostou? compartilhe!

Contatores são dispositivos eletromecânicos que permitem o acionamento de cargas que exigem correntes maiores, como motores trifásicos e resistências industriais, por exemplo. Semelhantes aos relés, os contatores possuem uma bobina, um núcleo e um conjunto de contatos de força e de comando. Essas partes, em conjunto, são responsáveis pelo funcionamento do dispositivo graças ao eletromagnetismo. O fenômeno é responsável pelo acionamento dos contatos, os quais ligam e desligam os equipamentos elétricos a eles conectados.Os contatores de potência atuam principalmente em sistemas trifásicos, isto é, sistemas que fornecem grandes correntes elétricas e onde os equipamentos precisam de três linhas de fase para funcionamento. Desse modo, eles funcionam como interruptores para os equipamentos de maior potência, garantindo maior vida útil aos equipamentos e permitindo também que sejam controlados à distância. Assim, os contatores conferem mais segurança e facilidade de manuseio de equipamentos que podem apresentar perigos aos profissionais da área de elétricaO contator possui inúmeras qualidades que fazem dele não apenas necessário, mas também muito vantajoso. Veja agora alguns atributos importantes relacionados a ele:

  • Permite a execução do controle à distância: indústrias que desejam ter mais eficiência em termos de automação, sem dúvida, não podem deixar de investir nos contatores, que podem ser gerenciados sem que haja a necessidade de cabos específicos;
  • Gera economia: os contatores têm como um de seus principais diferenciais o baixo consumo de energia;
  • Pode ser aplicado em conjunto com outros dispositivos: o produto pode ser usado com os temporizadores, por exemplo, que possibilitam um controle maior de cargas elétricas.

Lombard. Excelência em contatores

A Lombard possui 70 anos de experiência na fabricação de contator, entre outros diversos equipamentos, que são disponibilizados para todo o Brasil e demais países do Mercosul.