Image1\ Image2\ Image3\ Image4\ Image5\

Esse sistema é usado nos motores para duas tensões com relação (Y-∆) e no mínimo seis terminais, devendo obrigatoriamente a menor delas coincidir com a tensão da rede. O que se faz é uma ligação  onde se conecta o motor para a maior tensão (Y) no momento da partida, aplicando-lhe a menor tensão (rede-∆). Depois de embalar por completo, trocam-se as ligações para que fiquem corretas.

Essa chave proporciona uma redução na corrente de partida de aproximadamente 33% de seu valor, na prática, é utilizada quase que exclusivamente para partidas de máquinas em vazio, isto é, sem carga. Temos nesse tipo de chave mais ou menos 20% a 50% do conjugado nominal e somente depois de ter atingido a tensão nominal é que a carga pode ser aplicada. A velocidade do motor se estabiliza geralmente entre 75% e 85% da velocidade nominal, a passagem da ligação estrela “maior tensão” para a ligação triângulo “tensão de serviço” é controlada por um temporizador  instalado na chave, que por sua vez trabalha com um atraso de 30 a 100 ms “ milésimos de segundos “ para evitar um curto-circuito entre as fases, pois os contatores não podem ficar fechados simultaneamente.

Montadas com disjuntor eletromagnético na curva C “curva de disparo do disjuntor conf. norma“, que são apropriados para esse tipo de aplicação, pois não desarmam a chave durante o pico de corrente que é muito rápido, assumindo plenamente sua aplicação de não deixar passar elevadas correntes para a rede de alimentação.

Essas chaves fazem as ligações necessárias automaticamente, somente sendo necessário o operador dar início a partida apertando o botão liga, por esse motivo chamamos de chaves automáticas.

    São montadas em caixa plástica até 20 HP/220v, com grau de proteção IP65 e aditivos UV e, em caixa metálica até 40 HP/220v, permitindo o uso das chaves em locais agressivos ou até mesmo em ambiente externo.

 

  • Ie = Corrente nominal (A).
  • Tabelas apropriadas para trabalhar em categoria AC2 e AC3, para outras categorias seguir critérios técnicos para escolha.
  • Especificações para motores de IV pólos  60 Hz, exceto onde indicado.
  • Admite até 15 manobras por hora, em regime AC2 e AC3.
  • Disjuntores se encontram dentro da curva de disparo categoria C.
  • Capacidade de ruptura (Icu) dos disjuntores 3 kA, outros valores sob consulta. 

OBS:

  • O sistema não é recomendado em máquinas que exigem grande torque inicial.
  • Disjuntores recomendados encontram-se dentro da curva de disparo categoria C.

 

 ESTRELA-TRIÂNGULO



botao inf tec